A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS
Importance and Benefits
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3768Palavras-chave:
Psicomotricidade; Educação Infantil; Desenvolvimento Integral; Habilidades Motoras; Cognição; Emoção; Socialização.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil, abordando suas implicações no processamento motor, cognitivo, emocional e social. A psicomotricidade é definida como um campo que explora a inter-relação entre os processos motores, cognitivos e afetivos, utilizando o movimento como ferramenta essencial no desenvolvimento da aprendizagem e socialização das crianças. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas com educadores da área e observações diretas de práticas psicomotoras em ambientes escolares, com o intuito de compreender os efeitos dessa abordagem no cotidiano escolar. O processo de coleta de dados envolveu entrevistas com professores de diferentes turmas de educação infantil, que relataram a importância das atividades psicomotoras no desenvolvimento das habilidades motoras e emocionais dos estudantes, além de sua influência positiva na socialização e construção da autoestima. As observações ajudaram a compreender a aplicação prática dessas atividades e a evidenciar os benefícios tangíveis para o desenvolvimento holístico das crianças. Ao final, os resultados demonstram que a psicomotricidade é uma ferramenta fundamental no ambiente escolar, promovendo um aprendizado mais equilibrado e inclusivo.
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