A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS

Importance and Benefits

Autores

  • Milena Monteiro de Araujo Siqueira Faculdade de ensino superior faceli
  • Thalita Nunes Ruy Seibert Faculdade Pública Municipal de Linhares- FACELI

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3768

Palavras-chave:

Psicomotricidade; Educação Infantil; Desenvolvimento Integral; Habilidades Motoras; Cognição; Emoção; Socialização.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil, abordando suas implicações no processamento motor, cognitivo, emocional e social. A psicomotricidade é definida como um campo que explora a inter-relação entre os processos motores, cognitivos e afetivos, utilizando o movimento como ferramenta essencial no desenvolvimento da aprendizagem e socialização das crianças. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas com educadores da área e observações diretas de práticas psicomotoras em ambientes escolares, com o intuito de compreender os efeitos dessa abordagem no cotidiano escolar. O processo de coleta de dados envolveu entrevistas com professores de diferentes turmas de educação infantil, que relataram a importância das atividades psicomotoras no desenvolvimento das habilidades motoras e emocionais dos estudantes, além de sua influência positiva na socialização e construção da autoestima. As observações ajudaram a compreender a aplicação prática dessas atividades e a evidenciar os benefícios tangíveis para o desenvolvimento holístico das crianças. Ao final, os resultados demonstram que a psicomotricidade é uma ferramenta fundamental no ambiente escolar, promovendo um aprendizado mais equilibrado e inclusivo.

Referências

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Monteiro de Araujo Siqueira, M., & Seibert, T. N. R. . (2025). A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS: Importance and Benefits. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–10. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3768