(CIS)TEMAS QUE ADOECEM: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DAS NORMATIVAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Michelle Luiza de Rosso Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • João Marcos de Souza Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Elis Maria Teixeira Palma Priotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Marcos De Jesus Oliveira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3712

Palavras-chave:

Heteronormatividade; LGBT; Normatividade; Diversidade; Vulnerabilidade.

Resumo

O estudo investiga os impactos da cis-heteronormatividade na saúde mental da população brasileira, analisando como normas de gênero e sexualidade reforçam desigualdades e marginalização. A heterossexualidade é estabelecida como padrão social reguladora da sexualidade, enquanto a cisgeneridade é imposta como modelo compulsório de identidade de gênero. Essas normativas criam exclusão e perpetuam a noção de normalidade em detrimento da diversidade. Por meio de uma revisão bibliográfica, a pesquisa analisou artigos científicos publicados entre 2018 e 2023 na base de dados LILACS. Foram selecionados 14 estudos que discutem os efeitos dessas normativas na saúde mental da população LGBTQIAPN+. Os resultados mostram que legislações restritivas e discursos morais reforçam estereótipos, negam direitos fundamentais e intensificam a vulnerabilidade psicossocial. Essas condições impactam negativamente o bem-estar psicológico, tornando essa população mais suscetível a quadros de ansiedade, depressão, autolesão e ideação suicida. Os achados destacam a necessidade de mudanças estruturais para combater narrativas que invalidam identidades dissidentes, promovendo a superação da marginalização imposta pela cis-heteronormatividade e garantindo acesso a políticas públicas inclusivas que promovam saúde mental e bem-estar.      

Biografia do Autor

Michelle Luiza de Rosso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Especialização em Psicanálise e Análise do Contemporâneo (PUC-RS). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário UniAmérica e em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro. Membro integrante do grupo de pesquisa Ensino, Pesquisa e Prevenção das Violências e Vulnerabilidades Sociais e da Saúde (GEPENSE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Atua na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/PR no cargo de Professora de Educação Infantil e como Psicóloga Clínica.

João Marcos de Souza , Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestrande no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduade em Psicologia pelo Centro Universitário UniAmérica. Possui formação em Gestalt-terapia, nos níveis básico e avançado, pelo Instituto Gestalt Paraná. Desformação em Sexualidade, Gênero e Gestalt-terapia pelo Instituto de Gestalt-terapia de Roraima/RN. Possui formação em EMDR pelo Espaço da Mente. Atua como Psicólogue e Supervisore na área clínica. 

Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Dra. em Ciências (USPRP); Mestre em Educação (PUCPR); Especialização em adolescência (PUCPR); Professora associada na Graduação e licenciatura em Enfermagem e Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino (PPGEN) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Lider do grupo de pesquisa Ensino, Pesquisa e Prevenção das Violências e Vulnerabilidades Sociais e da Saúde (GEPENSE).

Marcos De Jesus Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Psicólogo e psicanalista. Professor-Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília com estágio no Center for Interdisciplinatory Gender Studies do Departamento de Sociologia e Política Social da Universidade de Leeds (Reino Unido). Mestre em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasilia. Bacharel em Psicologia. Licenciado em Letras e em Sociologia. Possui especializações em várias áreas, tais como neuropsicologia e avaliação psicólogica. Coordenador do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos e curso de especialização lato sensu em Gênero e Diversidade na Educação, ambos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Colabora com a comissão étnico-racial e de diversidade sexual e de gênero do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRPPR). 

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Publicado

2025-03-30

Como Citar

Rosso, M. L. de, Souza , J. M. de ., Priotto, E. M. T. P. ., & Oliveira, M. D. J. (2025). (CIS)TEMAS QUE ADOECEM: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DAS NORMATIVAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–26. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3712