EPT E AS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS INOVADORAS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3609

Palavras-chave:

EPT; Tecnologia; Inovação; Prática pedagógica.

Resumo

Contemplar práticas inovadoras que integrem tecnologias no ensino presencial da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), vai além da simples escolha de atividades e de suas adaptações aos cursos específicos oferecidos pelas instituições. A concepção dessas práticas representa um desafio significativo, sendo imperativo que qualquer atividade planejada para a modalidade da EPT esteja intimamente relacionada à produção de conhecimento. Assim, o presente artigo tem por objetivo verificar práticas educacionais inovadoras e disponibilizá-las aos professores da EPT, ressaltando o potencial criativo na produção do conhecimento nos cursos técnicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo bibliográfica. Os resultados apontam da relevância do uso das tecnologias no dia a dia das escolas, porém observa-se que muitos professores enfrentam dificuldades ao aplicá-las na educação. Nesse sentido, é fundamental investir na formação contínua de professores, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento profissional que abordem tanto aspectos técnicos quanto pedagógicos relacionados ao uso das tecnologias.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá, Amapá, Brasil. Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347

Regina Ribeiro Pessoa, Governo do Estado do Amapá - SEED

Mestre em Educação revalidado pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Graduada em Filosofia pela Faculdade Pan Americana – FPA. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Tecnologia do Amapá – META. Professora do Centro de Educação Profissional Maria Salomé Gomes Sares, Santana-AP, Brasil. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). E-mail: repessoa.santana@hotmail.com ORCID https://orcid.org/0000-0001-8257-7142

Elias Alves de Castro, Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC-RO).

Mestrando em Ciência da Educação pela Christian Busines School – CBS, Flórida-EUA. Pedagogo. Professor da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC-RO), Brasil. E-mail: eliascastro040178@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8345-6291

Renilda Gomes de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC-RO).

Mestranda em Ciência da Educação pela Christian Busines School – CBS, Flórida-EUA. Licenciada em Matemática. Professora da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC-RO), Brasil. E-mail: renildatopfgh@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4638-810X

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Serrão Custódio, E., Ribeiro Pessoa, R., Alves de Castro, E. ., & Gomes de Oliveira, R. (2025). EPT E AS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS INOVADORAS EM SALA DE AULA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1), 1–21. https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3609

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