GESTÃO DE CONFLITOS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO: COMO TRANSFORMAR CONFLITOS EM OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i2.3530Palavras-chave:
rhResumo
O ambiente corporativo é formado por pessoas com diferentes personalidades, valores e perspectivas, o que torna inevitável a ocorrência de conflitos. Uma gestão eficaz dos desentendimentos é essencial para evitar impactos negativos na produtividade e no clima organizacional. Este artigo explora técnicas de mediação de conflitos, a importância da comunicação não violenta, estratégias para prevenção de tensões organizacionais, o impacto dos conflitos no desempenho da equipe e o papel da liderança na mediação de desentendimentos no local de trabalho.
Referências
ROSENBERG, Marshall. Comunicação Não Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Editora AG, 2019.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2021.
AMADOR SALOMÃO, P. E. .; TEIXEIRA OLIVEIRA SANTOS, A. . EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.3481. DOI: https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481
FISHER, Roger; URY, William. Como Chegar ao Sim: A Negociação de Acordos sem Concessões. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Rio de Janeiro: BestSeller, 2019.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 18. ed. São Paulo: Pearson, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.