O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS AULAS DO CURSO DE QUÍMICA NO CURSO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Elisa Lima Tavares Universidade do Estado do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas
  • Erasmo Sergio Ferreira Pessoa Junior Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3377

Palavras-chave:

TIC; Ensino Superior; Ensino de Química; Amazonas.

Resumo

O uso das tecnologias de informação e comunicação está presente em nosso cotidiano e cada vez mais inserido nas instituições de ensino como suporte metodológico. O objetivo deste artigo é averiguar como as mídias sociais estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em uma universidade no interior do Amazonas. A metodologia utilizada apresentou caráter exploratório, descritivo e com abordagem qualitativa e quantitativa. Para tanto, foram aplicados questionários para 11 professores e 57 alunos do Curso de Licenciatura em Química do CEST-UEA. Os resultados revelaram que as mídias mais utilizadas por professores e alunos são o WhatsApp e o YouTube. O WhatsApp foi descrito como popular devido ao seu fácil acesso, permitindo uma comunicação rápida e o compartilhamento de materiais de estudo. Os participantes mencionaram que utilizam o YouTube para acessar vídeos com conteúdos de Química. Como pontos negativos do uso das mídias, citou-se a distração durante a navegação por conteúdos de baixa relevância acadêmica, apontada tanto por professores quanto por alunos. Sobre o futuro, professores e alunos têm um olhar otimista quanto ao uso das mídias sociais no ensino, considerando a tecnologia uma estratégia que, quando bem utilizada, pode ser muito útil para contribuir com o ensino de Química.

Biografia do Autor

Elisa Lima Tavares, Universidade do Estado do Amazonas

Graduação em Química pela Universidade do Estado do Amazonas

Erasmo Sergio Ferreira Pessoa Junior, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

Doutor em Química. Professor professor Adjunto do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA).

Referências

BACILA, M. S. A prática pedagógica do formador do professor alfabetizador mobilizada pela pandemia nas instituições de Ensino Superior e o uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 69, p. 940-956, 2021.

BRAGA, C. J. S. Ludo-informática no cotidiano escolar com a cibercultura. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 58-65, 2019.

BRAGA, D. S.; BRESCIA, A. T. Fatores Intervenientes de Resultados no Ensino Remoto: O Dispositivo de Acesso Importa? EaD em Foco, v. 12, n. 1, 2022.

CAMACHO, A. C. L. F. Ensino remoto em tempos de pandemia da COVID-19: novas experiências e desafios. 2020.

CARNEIRO, L. C.; RODRIGUES, W.; FRANÇA, G.; PRATA, D. N. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e267985485, 2020.

CELESTINO, M. S.; DOS SANTOS COLLOCA, N. A. M.; ANANIAS JÚNIOR, L. F.; ALBINO, J. P.; VALENTE, V. C. P. N. As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019.

CIRIBELI, J. P.; PAIVA, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, 2011.

COELHO, P. M. F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012.

COSTA, J. A.; MACHADO, D. D. C. P.; DE ANDRADE COSTA, T.; DA CRUZ ARAÚJO, F.; NUNES, J. C.; DA COSTA, H. T. S. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena – Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 80-95, 2021.

CRANE, C. C. R. Tecnologia móvel: o uso do celular para o ensino de língua inglesa como língua estrangeira no ensino superior. Revista CBTecLE, v. 3, n. 2, p. 135-146, 2019.

CRUZ, M. D. S. C. Redes sociais virtuais: percepção, finalidade e a influência no comportamento dos acadêmicos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 12433-12446, 2020.

DÁVILA, K. S. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Amazonas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 21, e11392, 2021.

DELAMUTA, B. H.; ASSAI, N. D. S.; SANCHEZ JÚNIOR, S. L. O ensino de Química e as TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta de webquest para o ensino de ligações químicas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e149996839, 2020.

DOS ANJOS, A. M. T. Ensino remoto no ensino superior em tempos de COVID-19: narrativas da experiência. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 30, 2020.

DOSEA, G. S.; DO ROSÁRIO, R. W. S.; SILVA, E. A.; FIRMINO, L. R.; DOS SANTOS OLIVEIRA, A. M. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas – Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020.

DOURADO, C. P.; SANNOMIYA, M. Percepção dos estudantes em aulas de química do ensino superior em modo remoto emergencial. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, e22033, 2022.

FERMANN, I. L.; LEDUR, B.; RIBEIRO BENETON, E.; SCHMITT, M.; GOULART CHAVES, J.; ANDRETTA, I. Uso de internet e mídias sociais por estudantes universitários: um campo de estudo emergencial. Ciências Psicológicas, v. 15, n. 1, 2021.

FIGUEIREDO, M. F. D.; SANTOS, I. S. O smartphone como ferramenta auxiliar de ensino/aprendizagem em plataformas de learning management system. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 9, 2019.

FRANK, S. R. Professores imigrantes digitais e alunos nativos digitais: conflitos, desafios e perspectivas. 2010.

GALLON, M. S.; LAHM, R. A.; VIALI, L.; DA ROCHA FILHO, J. B. Contribuições sobre a utilização do aplicativo WhatsApp na formação continuada de professores. Revista Conhecimento Online, 2019.

GOIS, J. TIC como ferramenta cultural no ensino superior em química. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2020.

GORGENS, P.; ANDRADE, P. C. A educação universitária apoiada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: algumas ideias práticas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, 2020.

GUSSO, H. L.; ARCHER, A. B.; LUIZ, F. B.; SAHÃO, F. T.; LUCA, G. G. D.; HENKLAIN, M. H. O.; GONÇALVES, V. M. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.

LIMA, C. S.; MARQUES, W. R.; ROCHA, L. F. D. B. V.; HOMEM, G. R. C. O papel da internet no uso do WhatsApp como recurso educacional: uma revisão sistemática da literatura no contexto da educação. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 11, e3112165, 2022.

LINHARES, E. D. P. Tecnologias, sala de aula e estágio na educação de jovens e adultos. 2019.

LOPES, R. P.; FÜRKOTTER, M. Tecnologias móveis: do possível ao realizável na educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 16, e4359007, 2022.

MARTINS, A. S. R.; QUINTANA, A. C. Fatores que influenciam a intenção de uso de um aplicativo na educação superior. In: Anais do XIX USP International Conference in Accounting, p. 1-19, 2019.

MORALES, V.; LOPEZ, Y. A. F. Impactos da pandemia na vida acadêmica dos estudantes universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 2, p. 53-67, 2020.

NHANCALE, C. Â.; CUAMBA, G. H.; NGUIRAZE, J.; MACHACA, L. H. Educação para a cidadania digital: o papel do professor universitário no contexto atual. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 7, n. 1, 2023.

OLIVEIRA NETO, A. A.; VAZ, W. F. Professor, posso usar o celular? Um estudo sobre mobilidade e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem escolar. Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 1, p. 343-363, 2020.

OLIVEIRA, G. S.; MENDONÇA, J. A.; SILVA, L. A. Metodologias ativas e TDICs: experiências no ensino remoto. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 46, 2021.

OLIVEIRA, N. R.; ALMEIDA, A. P. WhatsApp como ferramenta no contexto educativo. In: ieTIC2020: Livro de Atas VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC, p. 260-275, 2020.

OLIVEIRA, R. M.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino remoto emergencial em tempos de COVID-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, e020028, 2020.

OVÍDIO, M. F. C. M.; OLIVEIRA, M. O. M.; AMORIM, A. Uso do celular como interface pedagógica para mediar a construção do conhecimento na EJA. Revista Educação e Ciências Sociais, v. 3, n. 4, p. 130-142, 2020.

PÁDUA, G. D.; PEDRINI, J. B. F.; FÉLIX, M. C. L. O potencial das redes sociais como ferramentas pedagógicas auxiliares na educação superior no contexto da produção mediatizada do conhecimento. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 46, p. 46-60, 2021.

PAIVA, A. P.; SILVA, A. L.; PAIVA, L. F. R. Ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: a retomada de um embasamento conceitual e as perspectivas para a educação superior. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, e146111434615, 2022.

PALMEIRA, R. L.; SILVA, A. A. R.; RIBEIRO, W. L. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na educação superior. Holos, v. 5, p. 1-13, 2020.

PAULISTA, C. A.; ALVES, R. S. TDIC – Utilização de tecnologias digitais na educação superior: das possibilidades e inovações à superação de barreiras e desafios. Revista Interface Tecnológica, v. 19, n. 2, p. 35-42, 2022.

PINTO, M.; LEITE, C. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do ensino superior. Educação e Pesquisa, v. 46, e216818, 2020.

PROETTI, S. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, v. 2, n. 4, 2018.

RIBEIRO, J. M. G. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, 2022.

RODRIGUES, G. M.; SILVA, J. V. M.; COSTA, J.; SOUSA, L. L. L. O uso do celular como objeto de aprendizagem nos cursos de graduação da UFERSA. Revista Foco, v. 16, n. 1, e852, 2023.

SAMPAIO, H.; PIRES, A.; CARNEIRO, A. M. De volta ao futuro? A pandemia de COVID-19 como catalisadora de mudanças no ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 2, p. 53-66, 2022.

SANTOS, E. T. Mobilidade digital no curso de pedagogia: o que pensam os docentes sobre o celular na sala de aula. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, 2019.

SANTOS, J. R.; ZABOROSKI, E. Ensino remoto e pandemia de COVID-19: desafios e oportunidades de alunos e professores. Revista Interacções, v. 16, n. 55, p. 41-57, 2020.

SANTOS, Z.; SANT’ANA, C. C. Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem em uma disciplina no ensino superior. Revista de Ciência da Computação, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2019.

SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. D. M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, p. 429-438, 2020.

SILVA, L. V. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 46, n. 1, p. 143-159, 2020.

SONEGO, A. H. S.; MINUZI, N. A.; RODRIGUES, A. G.; MACHADO, L. R.; BEHAR, P. A. Perfil do professor mobile: uso de dispositivos móveis na docência. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 1-30, 2022.

TAGARRO, W. X.; LIMA, A. A.; FONSECA, J. J. R.; STAVRAKAKIS, R.; JATOBÁ, A.; FREITAS, V. G. G. Utilização das ferramentas de tecnologias digitais da informação e comunicação pelo professor no ensino superior. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 4, n. 2, p. 39-59, 2019.

TEZANI, T. C. R. Nativos digitais e a prática pedagógica: pontos e contrapontos. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 1, 2017.

TOMBINI, C. S.; ZAMPERETTI, M. P. As redes sociais nos espaços de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. In: Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, p. 158-167, 2021.

VIEIRA JÚNIOR, I. L.; MELO, J. C. Utilizando as tecnologias na educação: possibilidades e necessidades nos dias atuais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 34301-34313, 2021.

YAMAGUCHI, K. K. L. Ensino de Química Inorgânica mediada pelo uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e041, 2021.

ZACARIOTTI, M. E. C.; SOUSA, J. L. S. Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Tavares, E. L. ., Yamaguchi, K. K. de L., & Pessoa Junior, E. S. F. (2024). O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS AULAS DO CURSO DE QUÍMICA NO CURSO UNIVERSITÁRIO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(4), 1–26. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3377