A RELEVÂNCIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PARA A EFICIÊNCIA EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

Autores

  • Raissa Gomes Lopes Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - AlfaUnipac
  • Joyce Amely Rodrigues Marquez Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - AlfaUnipac

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i3.3279

Palavras-chave:

Comportamento Organizacional; Empresas de Serviços; Funcionários.

Resumo

O comportamento organizacional busca examinar os comportamentos e atitudes dos colaboradores no local de trabalho e tenta compreender como esses comportamentos afetam o desempenho. Ao identificar estes fatores, é possível promover um ambiente saudável e produtivo. Certamente, alinhar expectativas e comportamentos no setor de serviços é um desafio que impacta a produtividade e a satisfação. Em virtude disso, o presente artigo científico tem como objetivo analisar a importância do comportamento organizacional nas empresas de serviços e analisar como ele afeta a produtividade, a motivação dos funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos. A motivação deste estudo está ligada à crescente demanda por serviços de qualidade e à necessidade de as empresas mudarem suas práticas com o intuito de serem mais competitivas. No que tange à metodologia, registra-se que o estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, com base no método de abordagem dedutivo e amparada na revisão bibliográfica. Por fim, pôde-se concluir que existem muitos problemas na criação de uma cultura organizacional, como alta carga de trabalho, baixa motivação e lideranças despreparadas. Também é uma boa ideia o incentivo à comunicação aberta, assim como a criação de um local de trabalho que valorize e motive os funcionários.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Gomes Lopes, R. ., & Rodrigues Marquez, J. A. . (2024). A RELEVÂNCIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PARA A EFICIÊNCIA EM EMPRESAS DE SERVIÇOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(3), 1–11. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i3.3279