OS IMPACTOS DO SEDENTARISMO NO AMBIENTE DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.2930Palavras-chave:
Sedentarismo. Trabalho. Impactos.Resumo
Os impactos do sedentarismo no ambiente de trabalho é um tema extremamente relevante no cenário brasileiro, sendo necessário discutir acerca da problemática, uma vez que o sedentarismo causa prejuízos tanto para a companhia quanto para os colaboradores. Considerado a doença do milênio, o sedentarismo é definido como um comportamento cotidiano de hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna, bem como da falta ou diminuição de atividades físicas. O objetivo do presente trabalho é discutir os impactos do comportamento sedentário na vida dos trabalhadores, apresentando possíveis soluções para diminuir a problemática. O trabalho será realizado a partir de análises de pesquisas bibliográficas, bem como de dados constantes em artigos. Os resultados esperados indicam que, o sedentarismo e o trabalho estão interligados, uma vez que a falta de exercícios (uma das causas do sedentarismo) pode estar associada diretamente ao trabalho que a pessoa exerce. Isso porque, quando o colaborador estressa em excesso o corpo e a mente durante a jornada de trabalho, a tendência é que a sua disposição para a prática de exercícios só diminua. Em decorrência, o sedentarismo pode provocar um grande volume de faltas e licenças médicas na equipe e para suprir as ausências dos colaboradores, a empresa acaba tendo que contratar temporários, gerando gasto com a folha salarial. Concluiu-se que a corporação tem um papel fundamental na saúde dos funcionários, sendo necessário sua intervenção a fim de diminuir o sedentarismo da vida do trabalhador, aumentando, assim, a sua produtividade e, logo, melhorando os resultados que ele apresenta.
Referências
Sharecare Brasil Servicos de Consultoria LTDA 2023. Como vencer o sedentarismo dos colaboradores. Disponível em https://sharecare.com.br/blog/sedentarismo/. Acesso em: 10 de set. 2023.
Scielo Scientific Electronic Library Online. Práticas corporais/atividade física e políticas públicas de promoção da saúde. Disponível em https://www.scielo.br/j/sausoc/a/tSBNXRVnhFbZVbmf8Z7Qx8b/. Acesso em: 20 de set. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Como diminuir o comportamento sedentário? 2022. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2022/como-diminuir-o-comportamento-sedentario>. Acesso em 15 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. 5 hábitos saudáveis para adotar no ambiente de trabalho. 2019. Disponível em <https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/5-habitos-saudaveis-para-adotar-no-ambiente-de-trabalho>. Acesso em: 25 set. 2023.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Sedentarismo”. Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/saude/sedentarismo.htm. Acesso em: 05 de set. 2023.
Plantar Educação. Sedentarismo e trabalho: qual o papel das empresas?
Disponível em https://www.plantareducacao.com.br/sedentarismo-empresas/. Acesso em 05 de set. 2023.
NÓR, Bárbara. Sedentarismo cresce e passa a ser preocupação das empresas.
Disponível em https://vocerh.abril.com.br/futurodotrabalho/sedentarismo-cresce-e-preocupa-empresas. Acesso em 06 de set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.