SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA NO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2927Palavras-chave:
Integração Lavoura-Pecuária. Cerrado. Sustentabilidade. Agropecuária. Desenvolvimento Rural.Resumo
Na integração lavoura-pecuária (ILP) no Cerrado representa uma prática agrícola inovadora que combina o cultivo de grãos e a criação de gado na mesma área, promovendo a sustentabilidade e a eficiência da produção agropecuária. Esta abordagem visa otimizar a utilização dos recursos naturais, melhorar a qualidade do solo, reduzir a incidência de pragas e doenças, e aumentar a rentabilidade dos produtores rurais. O estudo analisou diversos sistemas de ILP, incluindo Barreirão, Santa Fé, Pontal, São Francisco e Agrosilvipastoril, cada um adaptado às condições específicas do Cerrado. Constatou-se que o ILP oferece benefícios econômicos, ambientais e sociais significativos, destacando-se como uma estratégia eficaz para a conservação dos recursos naturais, a intensificação sustentável da produção e a promoção do desenvolvimento rural. A pesquisa e a extensão rural são fundamentais para a disseminação do conhecimento e a capacitação dos produtores, garantindo a implementação bem-sucedida e a consolidação do ILP como uma prática sustentável.
Referências
BARBOSA, Leovânio Rodrigues et al. Propriedades físico-hídricas de um argissolo sob plantio direto e integração lavoura-pecuária no cerrado. Revista Caatinga, v. 35, n. 2, p. 460-469, 2022. Acesso em: 6 mar. de 2024.
COELHO, Vinícius Assunção; VASCONCELOS, Aline; MARTINS, Marco Antônio. Atividade enzimática do solo em sistema de Integração LavouraPecuária no cerrado de Minas Gerais. In: Congresso Fluminense de Pós-Graduação-CONPG. 2023. Acesso em: 18 abr. de 2024.
FERREIRA, Giovanna Castilho; FERREIRA, Camila; TAVARES, Rose Luiza Moraes. Frações da matéria orgânica do solo em sistemas de plantio direto e integração lavoura pecuária no cerrado goiano. In: CICURV-Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde. 2022. Acesso em: 6 mar. de 2024.
GOMES, Patrícia Martins; ZAGO, Leciana de Menezes Sousa; CARAMORI, Samantha Salomão. Atividade bioquímica do solo é afetada pela implantação de sistemas de integração lavoura, pecuária e floresta. In: ILPF-INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA: DESAFIOS, PERSPECTIVAS, RETROCESSOS E AVANÇOS. Editora Científica Digital, 2021. p. 32-47. Acesso em: 11 abr. de 2024.
LOPES, Izabely Alves et al. Atributos físicos de um Latossolo Vermelho em sistemas de plantio direto e integração lavoura-pecuária no Cerrado. In: CICURV-Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde. 2022. Acesso em: 17 ma. de 2024.
REIS, Julio Cesar et al. Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta como estratégia de desenvolvimento sustentável no estado de Mato Grosso. Repositório de casos sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil. Santiago, Chile, 2020. Acesso em: 18 ma. de 2024.
RIBEIRO, Fabiana et al. Deposição, decomposição e conteúdo de nutrientes de serapilheira em área de integração lavoura-pecuária-floresta na região do Cerrado. Brazilian Journal of Forest Research/Pesquisa Florestal Brasileira, v. 42, 2022. Acesso em: 28 mar. de 2024.
RIBEIRO, Fabiana Piontekowski et al. Deposição, decomposição e conteúdo de nutrientes de serapilheira em área de integração lavoura-pecuária-floresta na região do Cerrado. Pesquisa florestal brasileira, v. 42, 2022. Acesso em: 22 jun. de 2024.
SANTOS, Diego Muniz et al. Manejo da adubação nitrogenada para o algodoeiro no sistema de Integração Lavoura–Pecuária. AGRICULTURA 4.0, 2020. Acesso em: 16 jun. de 2024.
SOUSA, Heiriane Martins et al. Dinâmica dos atributos microbiológicos do solo em sistemas de integração lavoura-pecuária no ecótono Cerrado-Amazônia. Revista Caatinga, v. 33, n. 01, p. 9-20, 2020. Acesso em: 2 jun. de 2024.
VALICHESKI, Romano Roberto et al. Influência da suplementação alimentar proteica animal nos atributos químicos do solo em sistema de integração lavoura-pecuária. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, n. 2, p. e5067-e5067, 2024. Acesso em: 26 jul. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.