LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES ATIVAS DAS PRÁTICAS LITERÁRIAS.
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2634Palavras-chave:
Literatura Infantil, Leitura, Educação, Desenvolvimento da criançaResumo
O objetivo deste trabalho é falar um pouco da literatura infantil no ambiente escolar, abordando os aspectos principais de sua produção durante o seu surgimento e a importância do professor como mediador neste processo. Para compreender literatura infantil, define-se primeiramente a infância e as variações históricas e em seguida, o surgimento da literatura infantil e seu processo na educação infantil e o aluno como protagonista de sua história. O trabalho visa a desenvolver o tema Literatura na educação infantil: crianças como participantes ativas das práticas literárias. Metodologicamente pretende-se realizar uma pesquisa histórica, utilizando como material de análise o conjunto de textos que estuda a literatura infantil do ponto de vista histórico, político e social. A pesquisa se desenvolveu através de levantamentos bibliográficos de autores que contribuem na exploração do tema e construção do texto. Os objetivos foram alcançados, pois o ensino da literatura infantil vem sendo utilizado em sala como auxiliador no desenvolvimento da aprendizagem e desenvolvimento por trazer uma carga com variados temas proporcionando atividades de inclusão, relações sociais e levantamentos de dados no ambiente escolar, contribuindo para a formação dos educandos em todos os aspectos.
Referências
ARENA, D. B. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, R. J. de. [et al.]. Ler e compreender: estratégias de leitura.
ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC,1978.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Infantil. Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF, 1998.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo et al. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2017.
CAMPOS, Maria M. Malta; PATTO, Maria Helena Souza; MUCCI, Cristina. A creche e a Pré-Escola, 1980.
COELHO, Nelly Novaes; Literatura Infantil: Teoria Análise Didática. Edit. Moderna,1º Ed. São Paulo 2000.
COLOMER, T. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: Teoria & Prática. São Paulo, S.P.: Ática, 1991.
FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Ática, 2009.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1989.
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo, S.P.: Nova Cultural: Brasiliense, 1986.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, M.B.C. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo:Ática, 1995.
ZILBERMAN, R.; LAJOLO, M. (1987). Literatura infantil brasileira: história & histórias. São Paulo: Editora Ática.
Zilberman, R., & Lajolo, M. (1993). Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira, história, autores e textos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.