A VISÃO DO COLABORADOR QUANTO À IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2249

Palavras-chave:

Responsabilidade Social; Sustentável; ISO 26000.

Resumo

O conceito central da responsabilidade social é a busca por um equilíbrio entre o sucesso financeiro e o impacto social positivo. O objetivo do estudo é analisar os conceitos, características, campos de atuação da responsabilidade social, buscando compreender a opinião dos colaboradores em relação ao tema abordado. Como referencial teórico, o estudo traz a importância da responsabilidade social, ISO 26000 e desenvolvimento da responsabilidade social. Na metodologia, foram entrevistados 104 colaboradores que trabalham no ramo de comércio, serviço e indústria, diante de uma amostra não probabilística por conveniência. Foi utilizado uma escala de concordo/discordo validada com Alpha de Cronbach em 0,885, e aplicado o teste não paramétrico Qui Quadrado e correlação de Spearman para sustentar a análise dos dados. Os principais achados indicam que 90% citam que a responsabilidade social é uma parte importante da cultura organizacional da empresa; 82% cumpre as leis e regulamentos; 80% concordam que há um bom ambiente de trabalho para o bem-estar dos funcionários, familiares e comunidade; 69% está envolvida em iniciativas sociais; 71% está alinhada com os princípios da responsabilidade social, como transparência e desenvolvimento sustentável; 78% acreditam que os colaboradores contribuem para promover a responsabilidade social; 91% dizem que poderiam contribuir mais para melhorar sua responsabilidade social; e 77% afirmam que a empresa desenvolve ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Como contribuição do estudo, foi possível evidenciar a crescente importância e conscientização da responsabilidade social para as empresas e seus colaboradores, assim como para a geração futura, por meio do desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Claudio Chiusoli, unicentro

Docente de administração

Monica Trotch, UNICENTRO

Discente de administração

Amanda Oneyszko de Almeida, UNICENTRO

Discente de administração

Simone de Fatima Correa, UNICENTRO

Discente de administração

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Chiusoli, C., Trotch, M. ., Almeida, A. O. de ., & Correa, S. de F. . (2024). A VISÃO DO COLABORADOR QUANTO À IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2249