MANEJO SANITÁRIO E BEM- ESTAR NA CRIAÇÃO DE LEITÕES

Autores

  • vitória marques de souza IESC- faculdade Guaraí
  • Carla Regina Rocha Guimarães Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí
  • Elidyane Cristina Xavier Pereira Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1792

Palavras-chave:

suinocultura; leitões; manejo ambiental; bem estar animal.

Resumo

A suinocultura é uma prática presente na humanidade a mais de sete milênios, com uma massificação em sua produção e presença na economia global desde meados do século XX. É uma área da pecuária em franca expansão, com a carne suína sendo uma das mais consumidas no mundo todo e o Brasil como seu quarto maior produtor. No país, o consumo interno é três vezes maior do que o que é produzido para a exportação. De todo modo, esse aumento na demanda por esse tipo de proteína também vem colocando questões relacionadas as formas de produção dessa indústria. No presente trabalho são tratados aspectos do manejo sanitário e do bem-estar animal (BEA), cujas divisas são mais metodológicas do que práticas, pois não é possível existir o bem-estar animal, que compreende os aspectos relacionados à vida e morte desses indivíduos sobre fome e sede, medo e angustia, desconforto, dor e /ou injúria, e liberdade para expressar seus comportamentos naturais, sem que esses indivíduos estejam em um ambiente são também do ponto de vista sanitário. Quando os produtores conseguem cumprir esses aspectos todos os atores envolvidos na cadeia suinícola são beneficiados, pois existe uma maior qualidade de vida para os animais, maior segurança.

Referências

ALARCÓN, L. V., ALBERTO, A. A., & MATEU, E. (2021). Biosecurity in pig farms: a review. Porcine health management, 7(1), 1-15.

BRASIL. Instrução Normativa Nº 113, de 16 de dezembro de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 252, n. 1, 18 dez. 2020.

DIAS, Cleandro. Um bem-estar, One Welfare. Disponível em: https://cleandrodias.com.br/ umbemestar/.>. Acesso em 04 de agosto de 2023.

FREITAS, Rhillary Oliveira. Bem-estar na Suinocultura - Revisão de Literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária). Fernandópolis: Universidade Brasil, 2022.

KUNZ, Airton; et al. Recomendações para uso de esterqueiras para armazenagem de dejetos de suínos. Comunicado Técnico, Concórdia - SC: EMBRAPA, 2004. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/cot361_esterqueiraID-6sTAsWDBup.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2023.

MACHADO, Iuri Pinheiro. Fluxo de produção e dimensionamento de instalações. Produção de suínos: teoria e prática. Coordenação editorial Associação Brasileira de Criadores de Suínos; Coordenação Técnica Integral Soluções em Produção Animal. Brasília, DF, capítulo 3.3, p. 106-110.

MOREIRA DOS SANTOS, Bárbara. Bem estar na maternidade em diferentes instalações no sistema intensivo de criação de suínos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2019.

NAGANO, Ygor Faria. Enriquecimento ambiental na suinocultura. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu, 2022.

OIE. Animal Welfare. Disponível em: https://www.oie.int/en/what-we-do/animal-health-and- -welfare/animal-welfare/. Acesso em: 25 de fevereiro de 2023.

PELLENZ, Jade; OELKE, Carlos Alexandre; FAUCITANO, Luigi. Os avanços do bem-estar animal na suinocultura brasileira: uma revisão teórica. Zootecnia: pesquisa e práticas contemporâneas - ISBN 978-65-5360-087-4 - Editora Científica Digital - www.editoracientifica.org - Vol. 3 - Ano 2022.

RIBEIRO, Guilherme José. Resíduos da suinocultura: impactos ambientais, manejo correto e benefícios. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia), Universidade Federal da Fronteira Sul. Erechim, Rio Grande do Sul, 2022.

RISSATO, Isadora da Silva. Suinocultura no Brasil e no Mundo: uma visão teórico/prática de matrizes e maternidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, Goiás, 2022.

ROCHA, Isis Daniele dos Santos; et al. Caracterização da suinocultura no Estado da Paraíba, Brasil. Research, Society and Development, v. 12, n. 5, e25012541647, 2023 (CC BY 4.0), ISSN 2525-3409, DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i5.41647.

SILVA, Ernesto Guevara Bezerra. Aspectos sanitários de suínos criados no Brejo Paraibano. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária), Universidade Federal da Paraíba. Areia, Paraíba, 2019.

ZANELLA, Janice Reis Ciacci; ZANELLA, Giovana Ciacci. Uma abordagem da saúde única para a vigilância de novas doenças virais de suínos. Revista Ciência Animal Brasileira, v. 24, 2023. Disponível em https://www.scielo.br/j/cab/a/VBgCz3rnj3MmBpdR7mNkY5P/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 27 de fevereiro de 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

marques de souza, vitória, Carla Regina Rocha Guimarães, & Elidyane Cristina Xavier Pereira. (2023). MANEJO SANITÁRIO E BEM- ESTAR NA CRIAÇÃO DE LEITÕES . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1792

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)