UM OLHAR SOBRE OS PROCESSOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DO COVID-19

REVISÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA (2019 – 2023)

Autores

  • Sandro Gonçalves IFMG
  • Elaine Cristina Freitas E. E. Doutor Ovídio de Andrade
  • Lilian Castro E. E. Doutor Antônio da Cunha Pereira

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1698

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Tecnologia, Letramento, Pandemia

Resumo

Este artigo investigou as metodologias de letramento e alfabetização ocorridas no decurso da pandemia do COVID-19 através de alguns artigos selecionados e analisados e que conversavam com os nossos objetivos, dentro do recorte temporal de 2019 a 2023. Partindo de uma visão sócio histórico cultural, sabemos que a aprendizagem é decorrente, dentre outros aspectos, da exposição ao universo cultural e mediado ainda por uma pessoa mais experiente.  Muito tem sido discutido sobre os esforços pedagógicos dos docentes no sentido de reinventar sua prática para adquirir habilidades e competências para que seus estudantes pudessem se alfabetizar mediante ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, buscamos em uma perspectiva qualitativa, fazendo uso de uma revisão bibliográfica de alguns relatos de experiência, evidenciar as experiências dos docentes, observando suas dificuldades pedagógicas, no sentido de encontrar elementos que verifiquem o desenvolvimento dos estudantes em meio ao afastamento social. Além disso, elucidar o aprendizado de leitura no ensino não presencial no meio de um contexto de alfabetização científica e tecnológica no ensino, e ainda buscar compreender como a tecnologia contribuiu no processo de ensino aprendizagem, e como esse contexto impactou nas ações realizadas pelos professores da educação básica. Os resultados demonstram que o mero acesso à recursos e tecnologias não foi suficiente para afirmar as situações de aprendizagem sendo o papel do professor relevante, como mediador, nos métodos de alfabetização e letramento.

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

Gonçalves, S., Freitas, E. C., & Castro, L. (2023). UM OLHAR SOBRE OS PROCESSOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DO COVID-19: REVISÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA (2019 – 2023). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1698