IGUALDADE E DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADES

Autores

  • Mateus de Freitas Barreiro Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília – UNESP. Atua como Psicólogo, Professor colaborador e Supervisor de estágios na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Assis – UNESP.
  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília – UNESP.
  • Ricardo Francelino da Silva Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília – UNESP – Université Luminère Lyon, Mestre em Psicologia pela UNESP/Assis.

Resumo

Este ensaio apresenta a discussão de como determinadas concepções de ser humano difundidas na América Latina, podem exercer implicações na formação de subjetividades, mediante a disjuntiva da igualdade e diferença, bem como os desdobramentos sociais que tais posições podem carregar. A fim de compreender os labirintos da igualdade e da diferença na dimensão humana, será discutido como os pensamentos binários são construções sociais que categorizam o outro, mediante  uma tensão entre um  polo positivo e polo um polo negativo.

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

Mateus de Freitas Barreiro, Matheus Estevão Ferreira da Silva, & Ricardo Francelino da Silva. (2023). IGUALDADE E DIFERENÇA NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1466