ESTUDO DA ETNOMATEMÁTICA: A importância do conhecimento empírico no cotidiano dos feirantes da Feira Livre de Teixeira de Freitas- Bahia
Resumo
O presente trabalho consiste em um estudo sobre o conhecimento matemático presente na feira livre da cidade de Teixeira de Freitas-BA. O objetivo principal desta pesquisa é investigar os conteúdos matemáticos utilizados pelos feirantes em suas atividades laborativas, a fim de compreender a Etnomatemática e o conhecimento empírico presentes nesse ambiente. Para coletar os dados necessários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro feirantes do município de Teixeira de Freitas. Vale ressaltar que o número reduzido de participantes foi resultado das restrições impostas pelo período de isolamento decorrente da pandemia do Novo Coronavírus, que limitou o acesso aos entrevistados. Durante o estudo, identificamos distintos conteúdos matemáticos de grande relevância para o cotidiano dos feirantes, tais como as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), estatística, porcentagem e sistema de números decimais, entre outros. A prática da Etnomatemática nas feiras ressalta a importância de reconhecer e valorizar os conhecimentos matemáticos presentes em diferentes culturas e contextos sociais. Os feirantes entrevistados demonstraram uma compreensão inata e natural desses conceitos matemáticos, aplicando-os de forma eficiente em suas atividades diárias, independentemente de seu nível de escolaridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.