ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Janaina Pereira Batista Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni – MG
  • Jaiane Rios Oliveira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni – MG
  • Rejane Goecking Batista Pereira Universidade Presidente Antônio Carlos – ALFAUNIPAC de Teófilo Otoni/MG

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Tratamento, Fisioterapia

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) mais conhecido como autismo prejudica o portador nos aspectos sensório-motor, na linguagem, e cognição, intervindo no seu convívio social. O objetivo do estudo é descrever por meio de revisão bibliográfica a importância da abordagem fisioterapêutica no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados do estudo demonstraram que o diagnóstico precoce é substancial para que as intervenções com profissionais especializados possam reverter os agravos causados pelo autismo no desenvolvimento global da criança. A equipe multiprofissional colabora em potencial na parte motora, cognitiva, sensorial, emocional e interaçãosocial, desde que fiquem atentos as particularidades de cada caso e tenham conhecimento e habilidade para lidar com os graus do autismo e cada caso. Concluiu-se que a fisioterapia contando com a ajuda da família, e escolha de terapêutica adequada apresenta-se como essencial na intervenção precoce no TEA, podendo aderir dentre as diversas modalidades (equoterapia, cinesiooterapia, gameterapia, hidroterapia) que envolve a força muscular, o equilíbrio e estímulos sensoriais, para que o aspecto físico e motor sejam funcionais e com isso resulte na melhora da qualidade de vida do paciente.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Batista, J. P., Oliveira, J. R., & Pereira, R. G. B. (2023). ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1284

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