IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA MOҪAMBICANA

Autores

  • Jorge Domingos .

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Física, Alunos, Necessidades Educativas Especiais

Resumo

Estudos inseridos na inclusão no contexto moçambicano, aparentam ser diminutos, principalmente quando se trata de inclusão na disciplina de Educação Física. Objectivo: Analisar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na Escola Secundaria Armando Emílio Guebuza em Catandica. Metodologia: pesquisa exploratória de carácter qualitativo, cujos dados foram obtidos numa Escola Secundária pública do estado com a liderança da comunidade onde esta se insere. Com base amostral de (12) Professores de Educação Física dos quais (05) são mulheres. Foram avaliados com recurso ao um questionário de 10 perguntas fechadas e abertas. Pela natureza a pesquisa assume-se como descritiva – transversal, com uma abordagem qualitativa em torno do processo de inclusão escolar. Resultados: todos professores inquiridos possuem a formação psicopedagógica em ensino de Educação Física, do total de professores inqueridos, 33,3% são formados na matéria específica em NEE e cerca de 66,7% não tem formação específica em NEE. Os professores mostram-se optimistas em monitorar a incontinência na sala de aulas, pois concordam plenamente que a inclusão beneficia a todos envolvidos no processo; as escolas não estão preparadas (acessibilidade e adaptação do espaço) para fins de inclusão escolar e principalmente para as aulas de EF. Conclui-se que o maior número de professores daquela escola afirmou não haver a inclusão dos alunos em aulas de Educação Física cerca de (66,7%)..

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Domingos, J. (2023). IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA MOҪAMBICANA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1229