AS DIFERENTES FACES DA INTELIGÊNCIA:

UMA ESTRATÉGIA PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Lourdes Pedroso Lucas Alfa Unipac
  • Vanessa Silva Santos Alfa Unipac
  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade ALFA UNIPAC TO

Palavras-chave:

Múltiplas Inteligências Múltiplas, Aprendizagem Significativa, competências e habilidades, processo ensino aprendizagem

Resumo

Este trabalho situa-se no campo da Psicologia da Educação, visando apresentar as contribuições da Teoria das Inteligências Múltiplas para o processo ensinoaprendizagem, utilizando de uma revisão sistemática da literatura, realizada em livros, artigos, documentos eletrônicos, tendo como base a teoria de Howard Gardner. Trata-se portanto de uma pesquisa bibliográfica, descritiva quanto aos fins e de abordagem qualitativa. As publicações científicas pesquisadas, foram definidas de acordo com os objetivos do estudo buscando conceituar a perspectiva educacional fundamentada no desenvolvimento de competências e habilidades do estudante; relacionar as inteligências múltiplas com a construção de processos de aprendizagem significativos e estabelecer correlação entre as competências e habilidades previstas na BNCC com a perspectivada teoria. A proposta central foi analisar a perspectiva de aplicação das inteligências múltiplas para construção de aprendizagens significativas e suas contribuições para consolidação de competências e habilidades previstas na BNCC. Entendese a necessidade de buscar diversas estratégias pedagógicas para desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem onde as diferentes inteligências sejam contempladas a fim de construir aprendizagem significativa e valorizar o aprendiz por inteiro. Sabe-se que a elevação da qualidade educacional é decisiva para formação de cidadãos ativos, críticos e autônomos, especialmente quando se considera que a Teoria das Inteligências Múltiplas e sua possibilidade de construção de um percurso escolar mais significativo e coerente com os interesses e necessidades dos discentes.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Lucas, L. P., Santos, V. S., & Andrade, A. L. de A. (2023). AS DIFERENTES FACES DA INTELIGÊNCIA:: UMA ESTRATÉGIA PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/889