O DISCURSO DO ÓDIO E A LIBERDADE DE EXPRESSÂO:

UMA REFLEXÃO HISTÓRICA E A LESÃO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA PRECONIZADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Autores

  • Geraldo Guilherme Ribeiro de Carvalho Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Gabriela Lopes dos Santos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rafael Tudéia Guimarães Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rayane Gomes da Cunha Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

Discurso de Ódio, Estado Democráticode Direito, Liberdade de Expressão, Vontade no domínio privado, Vontade no domínio público

Resumo

O presente artigo científico possui como objetivo estudar a diferença entre o discurso de ódio e a liberdade de expressão. Há necessidade de se estabelecer limite entre os dois conceitos principais, que percorrem o presente trabalho. Justifica-se tal empreitada em face da sua importância acadêmica e das suas repercussões sociais, notadamente, no seio da sociedade brasileira que vem sofrendo com o discurso de ódio. A liberdade de expressão é salutar para o Estado Democrático de Direito e possui previsão Constitucional. O discurso de ódio somente traz intranquilidade, transgressões sociais, preconceitos, movimentos separatistas, enfim, é um assunto que cria obstáculos à construção de um estado que se pretende democrático de direito, conforme é o caso do Brasil. Concluiu-se, com base na Constituição e na doutrina que a questão é polêmica, no tocante ao conceito de liberdade de expressão. O discurso de ódio é rechaçado uma vez que o seu pronunciamento caracteriza crime.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Carvalho, G. G. R. de, Santos, G. L. dos, Guimarães, R. T., & Cunha, R. G. da. (2023). O DISCURSO DO ÓDIO E A LIBERDADE DE EXPRESSÂO:: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA E A LESÃO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA PRECONIZADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/608

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