CRECHES PARA TERCEIRA IDADE: ESTUDOS SOBRE OS IMPACTOS E BENEFÍCIOS NA GESTÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.3067Palavras-chave:
Creches. Idosos. Qualidade. Saúde. Inclusão.Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar os impactos e benefícios das creches para a terceira idade na qualidade de vida dos idosos em um município do Estado de Rondônia. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou o método de estudo de caso, com a aplicação de entrevistas de campo. A creche para a terceira idade, serviços municipais que oferecem cuidados diurnos a idosos em ambientes seguros e acolhedores, desempenham papel crucial na promoção do bem-estar físico, mental e social dos idosos, além de contribuir para o aumento da socialização e a manutenção da autonomia dos longevos. Os resultados indicam que, além de beneficiar diretamente os idosos e seus familiares, essas instituições geram impactos positivos na comunidade por meio do desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas para o envelhecimento saudável, a geração de empregos e a criação e manutenção de instituições locais. Contudo, desafios como a capacitação contínua dos profissionais, a acessibilidade e a inclusão permanecem, destacando a necessidade de equidade no acesso aos serviços. Este estudo ressalta que os impactos e benefícios desse modelo variam conforme o contexto e as necessidades específicas de cada sociedade, sendo fundamental a realização de análises aprofundadas para maximizar seus efeitos, aplicando soluções tecnológicas e autossustentáveis alinhadas às demandas da população idosa e da sociedade.
Referências
BOAVENTURA, Bruna; CONTE, Isadora; SANTOS, Rafael dos. Casa e creche para idosos em Fraiburgo: uma nova opção de cuidado. 2022. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fepexfraiburgo/article/view/3366. Acesso em: 02 out. 2024.
GOV.BR. Censo: número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/censo-2022-numero-de-idosos-na-populacao-do-pais-cresceu-57-4-em-12-anos. Acesso em: 02 out. 2024.
VERAS, Renato Peixoto. Modelo assistencial contemporâneo para os idosos: uma necessidade premente. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/7xSsThkYc84WfhkvnqH9wDP/?lang=pt#. Acesso em: 02 out. 2024.
BURGOS, Fernando. Os idosos na agenda governamental. 2020. Disponível em: https://scholar.google.pt/scholar?as_ylo=2020&q=creche+para+idosos&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 02 out. 2024.
ALARCON, Miriam Fernanda Sanches; DAMACENO, Daniela Garcia; CARDOSO, Bruna Carvalho; BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto; SPONCHIADO, Viviane Boacnin Yoneda; MARIN, Maria José Sanches. Violência contra o idoso: ações e sugestões dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/twXd9YPM9NygmM8dnpjVWwD/?lang=pt#. Acesso em: 02 out. 2024.
MURILLO, Roberth Steven Gutiérrez. A visita domiciliar a pessoas idosas na ótica do agente comunitário de saúde e a noção de território sanitário. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/Cdfj4qx4VryFgQsdnR5vd7N/?lang=pt#. Acesso em: 02 out. 2024.
CAMARANO, Ana Amélia. Os idosos brasileiros - muito Além dos 60?. 2004. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/Arq_29_Livro_Completo.pdf. Acesso em: 09 out. 2024.
PFUTZENREUTER, Andréa Holz; MORETTI, Ricardo de Sousa. Políticas Públicas para a Habitação do Idoso: Análise de Algumas Iniciativas do Município de São Paulo. 2007. Disponível em: https://portal.sescsp.org.br/online/artigo/8727_POLITICAS+PUBLICAS+PARA+A+HABITACAO+DO+IDOSO+ANALISE+DE+ALGUMAS+INICIATIVAS+DO+MUNICIPIO+DE+SAO+PAULO. Acesso em: 09 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.