AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA SOBRE A HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO (HMI)

Autores

  • Fernanda Maria Oliveira Nobre Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR); Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas (UACB).
  • Lívia Alves de Brito Universidade Federal de Campina Grande, Brasil
  • Lucas Rafael Do Amaral Souto Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR); Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas (UACB).
  • Isadora Da Silva Araújo Farias Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR); Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas (UACB).
  • Gyselle Tenório Guênes Universidade de Pernambuco, Brasil.
  • Gymenna Maria Tenório Guênes Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR); Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas (UACB).

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.2915

Resumo

A hipomineralização do esmalte é uma condição odontológica que envolve uma redução na mineralização do esmalte dentário, o tornando uma estrutura mais frágil e susceptível a danos e esta condição odontológica tem despertado crescente interesse devido à sua prevalência e às suas implicações clínicas significativas. Esta condição afeta principalmente os molares e incisivos, resultando em uma diminuição na mineralização do esmalte destes dentes. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos graduandos de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Patos, Paraíba acerca deste assunto. A coleta de dados foi realizada através de um questionário direcionado aos alunos do 7º ao 10º período do Curso de Odontologia, englobando questões sobre a prevalência, etiologia, diagnóstico e tratamento da condição. Em relação ao diagnóstico, na figura 1, onde era questionado o diagnóstico correto da condição, 34 (39,5%) das pessoas acertaram, na figura 2, se perguntava a maneira correta para diagnosticar o caso e qual o provável diagnóstico, onde 47 alunos (54,7%) acertaram, e na figura 3, onde perguntava o tratamento mais indicado para a condição apresentada, teve o maior número de acertos, no qual 74 das pessoas (74,4%) acertaram. Embora a maioria dos estudantes afirmarem ter conhecimento sobre a HMI, ainda é um tema desconhecido por um número significativo de estudantes de Odontologia, principalmente quando se trata do diagnóstico da condição. Desta forma, a formação acadêmica deve melhorar a abordagem e suprir essa dificuldade.

Palavras-chave: Hipomineralização do esmalte; HMI; Defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário; Esmalte dentário.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

Oliveira Nobre, F. M. ., Alves de Brito, L., Do Amaral Souto, L. R. ., Da Silva Araújo Farias, I. ., Tenório Guênes, G. ., & Tenório Guênes, G. M. . (2024). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA SOBRE A HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO (HMI). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.2915

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