LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES ATIVAS DAS PRÁTICAS LITERÁRIAS.

Autores

  • Adenilsa Ferreira Nascimento discente
  • Marciele Pereira Xavier Faceli

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2634

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Leitura, Educação, Desenvolvimento da criança

Resumo

O objetivo deste trabalho é falar um pouco da literatura infantil no ambiente escolar, abordando os aspectos principais de sua produção durante o seu surgimento e a importância do professor como mediador neste processo. Para compreender literatura infantil, define-se primeiramente a infância e as variações históricas e em seguida, o surgimento da literatura infantil e seu processo na educação infantil e o aluno como protagonista de sua história. O trabalho visa a desenvolver o tema Literatura na educação infantil: crianças como participantes ativas das práticas literárias. Metodologicamente pretende-se realizar uma pesquisa histórica, utilizando como material de análise o conjunto de textos que estuda a literatura infantil do ponto de vista histórico, político e social. A pesquisa se desenvolveu através de levantamentos bibliográficos de autores que contribuem na exploração do tema e construção do texto. Os objetivos foram alcançados, pois o ensino da literatura infantil vem sendo utilizado em sala como auxiliador no desenvolvimento da aprendizagem e desenvolvimento por trazer uma carga com variados temas proporcionando atividades de inclusão, relações sociais e levantamentos de dados no ambiente escolar, contribuindo para a formação dos educandos em todos os aspectos.

 

Biografia do Autor

Marciele Pereira Xavier, Faceli

Estudante do 7°período de Licenciatura em Pedagogia. 

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Ferreira Nascimento, A., & Pereira Xavier, M. . (2024). LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES ATIVAS DAS PRÁTICAS LITERÁRIAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2634